TEATRO DO OPRIMIDO

Logomarca CTO
O Teatro do Oprimido passou a fazer parte das nossas atividades teatrais desde 2008 através do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto desenvolvido pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro - CTO.

Na ocasião, foi ofertado aos Pontos de Cultura duas vagas para representantes participarem de uma Oficina objetivando a formação de multiplicadores da modalidade teatral no Ceará.

Inicialmente, além do formulário de inscrição, tivemos que assinar um Termo de Compromisso no qual cientizáva-nos da responsabilidade de difundir o Teatro do Oprimido em nosso município, que seria acompanhado pelos curingas do CTO-Rio.

Para garantir a nossa participação na oficina preenchemos as fichas nos nomes dos atores Cícero Gonçalo e Luciano Bento, que por motivos de força maior ficaram impossibilitados de participarem, sendo substituídos pelas atrizes Cláudia Machado e Lucineide da Silva que participaram do primeiro módulo.

A oficina aconteceu no anexo do Theatro José de Alencar e resultou na montagem de uma cena de Teatro-Fórum contando com a participação da atriz Cláudia Machado no elenco.

O REPASSE
Já capacitadas, as atrizes Cláudia Machado e Lucineide da Silva realizaram o repasse da Capacitação através de uma Oficina de Teatro do primido aos demais membros do Grupo de Teatro Acauã extensiva à comunidade em geral.

oficina aconteceu na Escola Valmique Sampaio de Albuquerque e na Sede da Secretaria de Cultura e contou com a visita do Curinga Cláudio Rocha -  CTO-RN, e da Curinga Vera Araújo – MTO-CE, resultando na montagem de  duas cenas de Teatro-Fórum: NO REINO DO BELELÉU e UM DESEJO INTERROMPIDO.


O RESULTADO
O resultado da Oficina de Teatro do Oprimido  foi apresentado no Salão Paroquial de Itaitinga e contou com a participação do Secretário de Cultura Nilo Uchôa e da comunidade em geral.
O evento foi noticiado na coluna do Jornal Diário do Nordeste, espaço destinado aos eventos da Prefeitura Municipal de Itaitinga.
A convite de Daniel Victor – Curinga do MTO-CE o grupo apresentou a cena de Teatro-Fórum NO REINO DO BELELÉU no Hall do Theatro José de Alencar.

NO REINO DO BELELÉU
A cena de Teatro-Fórum NO REINO DO BELELÉU serviu de base para o II Módulo de Capacitação dos Multiplicadores do Teatro do Oprimido do Projeto Teatro de Oprimido de Ponto a Ponto do CTO-Rio que aconteceu nas dependências do Theatro José de Alencar.
O grupo ganhou toda a indumentária (figurinos, e adereços) e a atenção dos Curingas Cláudio Rocha e Cláudia Simone que teceram sinceros elogios e agradecimentos.

Atividades do Teatro do Oprimido em 2009:
·  
 Janeiro e Fevereiro - repasse da II Módulo da Oficina de Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto para atores do Grupo de Teatro Acauã e para a comunidade em geral;
·        Março – ensaios da Cena de Teatro-Fórum “No Reino do Beleléu” para a Mostra de TO do Ceará (adiado por 3 vezes); - Theatro   José de Alencar – Programa Teatro de Portas Abertas - Apresentação da Cena de Teatro-Fórum “No Reino do Beleléu” em parceria com os residentes do TO no TJA;
·        Abril - Universidade Federal do Ceará – Núcleo de Biologia - Apresentação da Cena de Teatro-Fórum “No Reino do Beleléu” em parceria com os residentes do TO no TJA;
·        Maio - ensaios da Cena de Teatro-Fórum “No Reino do Beleléu” para a Mostra de TO do Ceará a se realizada em julho;
·        JulhoVisita do Curinga do CTO Cláudio Rocha para supervisionar a cena a ser apresentada na Mostra de Teatro do Oprimido TJA; - Mostra de Teatro do Oprimido TJA;
·         Agosto – Recebemos convite dos residentes do TJA para integrarmos o Movimento de Teatro do Oprimido no Ceará – MTO, o qual aceitamos de imediato, pois acreditamos na força do trabalho de um grupo; – Confecção e envio de proposta para ministrar uma Oficina de Teatro do Oprimido dentro da programação do XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga em setembro.
 Nota: convém informar que a referida proposta foi deferida, mas por falta de verba a coordenação do festival adiou para outro momento.



Atividades do Teatro do Oprimido em 2010:
Teve início dia 21/02/2010, na sede da Fundação Cultural Acauã, a Mini-Oficina de Estética do Oprimido voltada para os integrantes do Grupo de Teatro Acauã que já participam do Teatro de Oprimido e consistirá na produção de telas e bandeirão que comporão o acervo que o Acauã exporá na Tenda Augusto Boal durante a Teia 2010.

À frente dos trabalhos (que terá duração de 10h/aulas) está a Curinga Lucineide da Silva contando com a colaboração da coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura Acauã das Artes e também Curinga - Claudinha Machado, que teve o apoio dos Depósitos Ita Construções, Reluz e Central na gentil doação dos materiais utilizados para a criação das telas.

"Encontramos uma solução alternativa que supriu muito bem a nossa necessidade, onde no lugar de telas usaremos camisetas para pintar as bandeiras." - externou Claudinha feliz pela realização da oficina.

Tiveram início no dia 4 de agosto de 2010 as atividades para a implantação do Teatro do Oprimido na Saúde Mental no Centro de Assistência Psicosocial - CAPS São Francisco de Assis, contando a participação de 29 assistidos pelo referido centro.
Denominado de "Cápsula Teatral" o grupo de teatro segue em ritmo frenético os trabalhos para criação de sua primeira cena de Teatro-Fórum na Saúde Mental. O grupo se reúne na sede do CAPS toda quarta-feira das 14h às 15h30min ocasião em que participam da Oficina de Teatro do Oprimido na Saúde Mental ministrada por Luciano Bento.


Na ocasião o ator e curinga Luciano Bento fez uma breve explanação acerca da metodologia do TO, ressaltando a importante contribuição social dele na vida das pessoas, realizando exibição de vídeo sobre sua atuação na saúde mental em todo o Brasil, e por fim exercício de memorização com os pacientes.

A Srta. Caruena Cavalcante - Terapeuta Ocupacional agradeceu a parceria da Secretaria de Cultura, através do Grupo de Teatro Acauã, e reforçou o intuito do CAPS em oferecer alternativas de cura para os pacientes, conclamando-os a participarem da oficina que acontecerá toda quarta-feira das oito às nove, com objetivo de formar um grupo de teatro que possa participar de mostras e festivais.

************************************************************************
Os participantes da Oficina de Teatro do Oprimido na Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS São Francisco de Itaitinga marcaram presença na I Mostra Cultural: Festival "Tá todo mundo louco, oba... por Música" que aconteceu no dia 8 de outubro de 2010 no município do Eusébio.
O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde por meio CAPS - Eusébio reuniu os Centros de Atenção Psicossocial da Região Metropolitana de Fortaleza que além apresentarem seus números culturais realizaram exposição de seus trabalhos terapêuticos.
O ponto alto foram as atrações artísticas realizadas exclusivamente com usuários e familiares atendidos por estes centros que causavam frisson na platéia e ao final eram premiadas com Certificado e Troféu de participação.
"Achei excelente a participação dos nossos artistas que inclusive levantaram a platéia com sua performance teatral" - disse a Dra. Caruena Cavalcante - Terapêuta Ocupacional do CAPS de Itaitinga ressaltando ainda a inserção social dos pacientes proporcionada pelo evento, que segundo ela estava muito organizado e que pretende voltar no ano que vem para participar da II Mostra........................................................................................................................................


No dia 24 agosto de 2010, no Ponto de Cultura Espaço Jovem no município de Barreira-Ce teve início a I Oficina de Teatro do Oprimido voltada para alunos e monitores da referida instituição, tendo à frente os multiplicadores desta inclusiva modalidade teatral e também atores do Grupo Acauã Cláudia Machado e Luciano Bento.

O convite partiu do Sr. Halry Queiroz - Coordenador de Artes, ainda em novembro do ano passado, e foi reforçado na Teia 2010 ocasião em que a Sra. Nair - Coordenadora Geral, tomou conhecimento tanto da modalidade teatral quanto das nossas atividades com o Teatro do Oprimido.

"Ficamos felizes de tê-los aqui conosco, pois faltava o teatro para completarmos nosso plano de trabalho e o nosso maior desejo é formarmos um grupo teatral." - externou a carismática Sra. Nair que também participou da aula, que aconteceram aos sábados pela manhã no referido município.

A cena de Teatro-Fórum "No Reino do Beleleu" do Grupo de Teatro Acauã encerrou na noite de ontem (25/04) a programação da animada e disputada Gincana em prol da Construção da Igreja do Barrocão.

O evento foi prestigiado por um público estimado em 120 pessoas, dentre o eles Pe. Alfredo - Pároco da Comunidade de Pedras, e também um admirador do trabalho do Grupo Acauã de longas datas, que fazendo uso da palavra pediu atenção de todos tecendo fortes elogios e enaltecendo a qualidade e evolução do nosso trabalho.

Quebrando um galho

A atriz e curinga Cláudia Machado interpretou Clara do Ovo no lugar de Alexandra Santos que por motivo de saúde ficou impossibilitada de participar da apresentação. "O espetáculo não pode parar" - disse Claudinha feliz com seu desempenho na cena.

Na noite do dia 21 de março de 2010 a Praça da Matriz foi palco para a cena de Teatro-Fórum "No Reino do Beleleu" do Grupo de Teatro Acauã, que aconteceu após a Missa dominical prestigiado por cerca de 130 pessoas que além da apresentação visitaram a exposição do material confeccionado na Oficina de Estética do Oprimido contendo nove camisetas e um colorido bandeirão estendido num criativo varal armado em frente à Casa Paroquial.

A apresentação serviu como um ensaio para o grupo, que se prepara para a Teia 2010 ocasião em fará parte da Mostra de Teatro do Oprimido que aconteceria nos dias 26 e 27, teve três intervenções e foi bastante aplaudida pelos expec-atores.
O Grupo de Teatro Acauã dividiu os atores que trabalham com Teatro do Oprimido em dois subgrupos para atender aos importantes convites que a Fundação Cultural Acauã recebeu no dia 17 de setembro de 2010.
O primeiro deles, feito pelo Movimento de Teatro do Oprimido do Ceará - MTO-CE foi para participar da programação do I Fórum Movimento de Teatro do Oprimido do Ceará que aconteceu no Teatro Morro do Ouro (anexo ao TJA) onde o Acauã, representado pelos alunos do Projeto Acauã das Artes da comunidade do Carapió apresentou a cena de Teatro-Fórum "Se ela for, ninguém", bastante elogiada, aplaudida e participada pelos presentes.
"Tivemos sete intervenções no fórum, o que demonstra que o público entendeu a pergunta da cena e que estamos no caminho certo." - Externou Lucineide da Silva - Curinga e atriz do grupo contente pelo resultado positivo.
O segundo, feito pela Secretaria de Cultura que atendendo à solicitação da Direção da Escola Profissionalizante para ornamentar 4 salas com elementos da cultura itaitinguense na solenidade de inauguração da Escola de Educação Profissional de Itaitinga, no bairro Ponta da Serra, convidou o grupo para expor os 20 anos do Grupo Acauã.
Na ocasião, além da exposição de fotos e figurinos, o grupo apresentou a cena de Teatro-Fórum "No Reino do Beleléu" prestigiado com animação pelos visitantes.

A nova cena de Teatro-Fórum intitulada "Se ela for, ninguém vai!" montada com os alunos do Projeto Acauã das Artes na comunidade do Carapió traz a tona a discussão dos temas como preconceito e discriminação à diversidade, onde um grupo de alunos hostiliza uma colega por ser "diferente" e não gostar de coisas próprias para seu gênero.

A estréia aconteceu na Praça do Carapió e reuniu centenas de moradores que puderam ver o resultado da Oficina de Teatro do Oprimido tendo à frente a Curinga Lucineide da Silva e o apoio técnico de Cláudia Machado, Luciano Bento e Will Bento, e participar das intervenções durante o fórum.

"Fico muito feliz de ver nossos meninos atuando. Dá gosto de vê! Só tenho a agradecer ao Acauã pela parceria e por trazer sempre oficinas para nossa associação"! - Externou D. Raimunda que também participou da sessão de Teatro-Fórum sendo dela uma das cinco alternativas dadas para a cena.


Aconteceu na manhã do dia 18 de janeiro de 2010 uma reunião entre a Coordenação do Centro de Teatro do Oprimido - CTO, do Rio de Janeiro (representado por Cláudia Simone e Flávio Sanctum) e os grupos que disseminam esta apaixonante modalidade teatral no Ceará, para conclusão, avaliação das ações e entrega da Certificação do Programa de Capacitação de Multiplicadores do PROGRAMA TEATRO DO OPRIMIDO DE PONTO A PONTO.

Com três curingas (Cláudia Machado, Lucineide da Silva e Luciano Bento) e duas cenas de Teatro-Fórum ("No Reino do Beleléu" e "Um sonho interrompido") o Grupo de Teatro Acauã vem abiscoitando espaço na cena do Teatro do Oprimido cearense, servindo de referência para outros grupos.
"Enfim, o justo reconhecimento!" - externou felicíssima Lucineide da Silva ao receber das mãos da Curinga do CTO Cláudia Simone o seu certificado de 145 h de multiplicação assinado por Augusto Boal - Diretor Artístico do CTO, por Célio Turino - Secretário da SPPC do MINC e por Bárbara Santos - Coordenadora Geral do CTO.

Em março acontecerá a Teia 2010 dos Pontos de Cultura do Brasil e o Acauã será um dos grupos representantes do Ceará na Mostra Nordeste de Teatro do Oprimido apresentando "No Reino do Beleléu", na Tenda Augusto Boal, espaço organizado pelo CTO para homenagear o fundador do Teatro do Oprimido.

O curinga Flávio Sanctum do Centro de Teatro do Oprimido – CTO, com sede no Rio de Janeiro esteve visitando de 10 a 12 de março de 2010 o Ponto de Cultura Acauã das Artes.
As visitas fazem parte do acompanhamento da capacitação do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, e por ocasião dos ensaios da cena de Teatro-Fórum “No Reino do Beleleu”do Grupo de Teatro (que estará sendo apresentada na Mostra de Teatro do Oprimido que acontecerá dentro da programação da Teia 2010 – Tambores Digitais que acontecerá de 25 a 31 de março, no Centro Dragão do Mar) no intuito de contribuir para melhorar a cena no que se refere a estética e interpretação dos atores.
“A cena tá redondinha! Agora é só lembrar as “marcas”, ensaiar e não deixar “brochar”!”- externou Flávio ao final da sua missão em Itaitinga, onde ficou hospedado num dos apartamentos do Conselho Monsenhor Souto, prédio que abriga o Ponto de Cultura Acauã das Artes.

Durante sua estada em Itaitinga, Flávio participou do aniversário da atriz Will Bento, conheceu a cidade cenográfica do filme “Poço da Pedra” onde pode assistir as gravações de duas cenas, visitou a Secretaria de Cultura e tomou um banho refrescante na Lagoa do Carapió.

“Suas observações e preciosas dicas enriqueceram ainda mais nossa cena, dando mais agilidade e deixando-a mais atrativa”- disse Claudinha avaliando a contribuição dada pelo curinga.

NO REINO DO BELELÉU - Release do espetáculo
Clara, filha de João do Ovo conseguiu finalmente tirar o titulo de eleitor e irá votar pela primeira vez. Feliz pela conquista, ela acredita que seu voto irá mudar o Reino do Beleléu, que há mais de 20 anos vem sendo governado com mãos de ferro pela família do Bla-bla-bla, candidato à reeleição que usa a maquina administrativa para beneficio próprio. O pai trabalha da empresa da família dos Blas, que com a proximidade das eleições o candidato Bla-bla-blá, o oprime e ameaça de perder o emprego caso não vote nele. A filha, por sua vez, com desejo de mudança já fez a sua escolha, que será votar no Ble-ble-ble candidato do povo e enfrentar o pai na luta pela liberdade de sua família e do Reino do Beleléu.

O Grupo de Teatro Acauã  apresentou a cena de Teatro-Fórum "No Reino Beleleú" em Natal-RN no dia 16 de março de 2010 num evento comemorativo ao aniversário do criador do Teatro do Oprimido - Augusto Boal - e também ao Dia Mundial do Teatro do Oprimido.

O convite partiu do Curinga do Centro de Teatro do Oprimido em Natal - Cláudio Rocha, do Programa Pressão no Juízo que difunde a metodologia do TO na região nordeste do Brasil, que sendo conhecedor da qualidade e seriedade do trabalho por nós desenvolvido fez questão de ter nossa cena na primeira edição a acontecer no estado do Rio Grande do Norte.

A apresentação do Grupo foi noticiada na mídia impressa e televisiva local a cena de Teatro-Fórum “No Reino do Beleleu” do Grupo de Teatro Acauã fez a alegria do povo Potiguar no último dia 16 do corrente mês em comemoração ao Dia Mundial do Teatro do Oprimido.

A tão esperada apresentação aconteceu no auditório do IFRN (CEFET), e segundo Cláudio Rocha – Curinga do CTO em Natal, “serviu como uma injeção de ânimo” para a retomada das atividades do GABOTUN - Grupo Augusto Boal de Teatro do Oprimido Universitário, o mais antigo grupo de Teatro do Oprimido do Nordeste, e também como importante aliado na divulgação dos trabalhos de multiplicação do TO que a partir dali começara.
“Tivemos cinco intervenções dos expect-atores, cada um trouxe uma alternativa diferente para tentar mudar a visão do opressor sobre o oprimido, demonstrando que a mensagem foi bem transmitida!” – externou Lucineide da Silva dizendo-se honrada por participar do evento.

Um “breve” City Tour

Durante sua estada em Natal, a equipe fez um breve passeio pela cidade, conhecendo o Forte dos Reis Magos - um dos cartões postais, a Casa de Cultura e a Praia do Meio.

O Grupo de Teatro Acauã teve duas representantes no Laboratório Madalena - O Teatro das Oprimidas, oficina de Teatro do Oprimido só para mulheres promovida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro através do Projeto Ponto a Ponto, que aconteceu de 11 a 15 na cidade do Crato.
Lourene Pinheiro - atriz e Diretora Financeira da FCA e Will Bento - Atriz e Monitora de Teatro Infantil, estiveram compondo o time feminino que compartilhou uma experiência cênica voltada para mulheres empenhadas em investigar as especificidades das opressões enfrentadas pelas mulheres e mesmo as suas próprias alienações, e em atuar para a criação de medidas efetivas que contribuam para a superação dessas opressões e para a igualdade dos gêneros.


"As mulheres estão deixando os homens loucos com o Laboratório Madalena! É muita mulher junta! Até a motorista é mulher" - externou Lourene Pinheiro no e-mail que enviou contando novidades sobre o Laboratório Madelena - Oficina de Teatro das Oprimidas que está acontecendo no Crato até sábado (16/01).
Um verdadeiro "Clube da Luluzinha" que está de volta e com endereço no Crato, pois segundo ela, na casa onde estão hospedadas o único homem que tem acesso é o que traz pão para o café da manhã.  "Apesar de trabalhar pesado o dia inteiro, estamos nos divertindo muito com essa situação!" - disse Will Bento, relatando que antes delas voltarem para casa farão uma apresentação no Teatro do SESC- Cariri.

Na tarde do dia 17 de janeiro de 2010 o Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro apresentou na Sala Nadir Papi Sabóia (anexo do Theatro José de Alencar) a cena de Teatro-Fórum "Madalenas" - resultado do Laboratório Madalena - Teatro das Oprimidas que aconteceudurante toda a semana no Crato.
No elenco, além das representantes do Ponto de Cultura Acauã das Artes (Lourene Pinheiro e Will Bento) e demais partícipes do referido laboratório, estavam as curingas do Teatro do Oprimido da Fundação Cultural Acauã - Lucineide da Silva e Cláudia Machado, que a convite da organização do evento entraram em cena.


O Grupo de Teatro Acauã realizou na cidade cenográfica do filme "Poço da Pedra" no bairro Gereraú, um ensaio aberto da Cena de Teatro-Fórum "No Reino do Beleléu" para diretores, técnicos, atores e figurantes da referida produção cinematográfica.
Objetivando a retomada de ritmo o grupo apresentou a cena que estará participando da Programação do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga no próximo domingo dia 5 de setembro de 2010.

Na ocasião o Ator Omar Rocha do Circo Tupiniquim e também participante do filme parabenizou ao grupo pelo trabalho fazendo importantes considerações e revelando que participou de várias cenas de teatro-fórum e inclusive já havia feito uma Oficina de Teatro do Oprimido com o fundador Augusto Boal. 

O Acauã marcou presença em Guaramiranga e com algumas inovações na cena de Teatro-Fórum "No Reino do Beleléu" fez bonito no XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga no dia 5 de setembro de 2010.
A apresentação aconteceu na Praça do Teatro que esteve repleta de "expec-atores", que se transformaram em eleitores no animado comício dos candidatos Blá e do Blé fazendo a alegria do público inclusive das crianças que ao final da cena ficaram repetindo as falas dos personagens.
"Por ser uma peça atual, com o conteúdo político fiquei supreso em ver a interação do público, e feliz pela atuação dos atores, que apresentaram de forma séria e muito direcionada." - externou Walmir Gomes – Então Chefe de Gabinete do Município de Itaitinga, parabenizando a organização do evento e o trabalho dos atores após a apresentação.
Atividades do Teatro do Oprimido em 2011:
1° Seminário Teatro do Oprimido promovido pelo Instituto Aptus através do Ponto de Cultura Teatro de Resistência na cidade de Pacatuba. O evento aconteceu de 25 a 28/01, das 19h às 21h na sede do Instituto Aptus que abriga o Ponto de Cultura Teatro de Resistência.

À frente dos trabalhos, Luciano Bento - Curinga, Ator e Vice-Presidente da FCA que atendendo ao convite da direção do Ponto proferiu palestras diárias de 2h de duração para os membros do Grupo de Teatro de Resistência.

Na programação temas abordando  AUGUSTO BOAL – Vida e Obras, através de vídeos, fotos, Revista Metaxis, site do CTO e apresentação de slides em PowerPoint, intercalados com exercícios e jogos, e demonstração de Teatro-Fórum que despertaram nos partícipes uma vontade de conhecer ainda mais o Teatro do Oprimido.











Curso Internacional Raízes e Asas – Módulo Avançado de  Qualificação em Teatro do Oprimido
O Grupo de Teatro Acauã teve dois representantes no Curso Internacional Raízes e Asas  - Módulo Avançado de Qualificação em Teatro do Oprimido que aconteceu no período de 14 a 19 de março na cidade do Rio de Janeiro, promovido pelo CTO – Centro de Teatro do Oprimido tendo como instrutor a Curinga e Socióloga Bárbara Santos.



Cenas dos Próximos capítulos:
 – Continuação dos trabalhos do Grupo Cápsula Teatral junto ao CAPS São Francisco de Itaitinga;
Repasse  do Curso Raízes e Asas para membros do Grupo de Teatro Acauã, para a comunidade em geral e para empresas que possibilitaram a ida dos representantes ao Rio de Janeiro;
- Ministrar seminário sobre Teatro do Oprimido no 2º Festival Nacional de Teatro dos Pontos de Cultura em Floriano – PI.