segunda-feira, 26 de abril de 2010

Oficina de Teatro do Oprimido em Barreira


No último sábado (dia 24), no Ponto de Cultura Espaço Jovem no município de Barreira-Ce teve início a I Oficina de Teatro do Oprimido voltada para alunos e monitores da referida instituição, tendo à frente os multiplicadores desta inclusiva modalidade teatral e também atores do Grupo Acauã Cláudia Machado e Luciano Bento.

O convite partiu do Sr. Halry Queiroz - Coordenador de Artes, ainda em novembro do ano passado, e foi reforçado na Teia 2010 ocasião em que a Sra. Nair - Coordenadora Geral, tomou conhecimento tanto da modalidade teatral quanto das nossas atividades com o Teatro do Oprimido.

Além de fácil de ser ensinado e de ser aprendido, o Teatro do Oprimido pode ser praticado em quase todos os espaços, sem exigências técnicas sofisticadas e a baixo custo, é uma tecnologia essencial para os Pontos de Cultura, educadores, lideranças comunitárias, agentes de participação popular, profissionais da saúde (principalmente da saúde mental) e ativistas culturais, entre outros.
"Ficamos felizes de tê-los aqui conosco, pois faltava o teatro para completarmos nosso plano de trabalho e o nosso maior desejo é formarmos um grupo teatral." - externou a carismática Sra. Nair que também participou da aula.

As aulas acontecerão aos sábados pela manhã no referido município.
O QUE É O TEATRO DO OPRIMIDO?
O Teatro do Oprimido é o primeiro Método Teatral elaborado no Hemisfério Sul (Brasil e América Latina), que é utilizado em mais de setenta países dos cinco continentes, desenvolvido pelo brasileiro Augusto Boal (nomeado em 2009 Embaixador Mundial do Teatro pela UNESCO).

Método lúdico-pedagógico que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais como instrumentos eficazes de comunicação e de alternativas concretas para problemas sociais, objetivando a desmecanização física e intelectual de seus praticantes e a democratização do teatro, estabelecendo condições práticas para que o “oprimido” se aproprie dos meios de produzir teatro e amplie suas possibilidades de expressão, estabelecendo um diálogo direto, ativo e propositivo entre espectadores e atores.

Entre as técnicas mais praticadas em todo o mundo está o Teatro-Fórum, um espetáculo baseado em fatos reais, no qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito de forma clara e objetiva, na defesa de seus desejos e interesses. Neste confronto, o oprimido fracassa e o público é convidado pelo Curinga a entrar em cena, substituindo o protagonista (oprimido) e buscando alternativas para o problema encenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário