quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Acauã, do Ponto ao Pontão




Acauã, do Ponto ao Pontão.




O Acauã das Artes - Ponto de Cultura da Fundação Cultural Acauã, juntamente com outros sete Pontos do Estado do Ceará, está integrando o Pontão de Cultura da ACARTES – Academia de Ciência e Artes do bairro Pirambú, que visa a capacitação direta de 80 pessoas na área do audiovisual.

De 18 a 20 do corrente mês, no Condomínio Espiritual Uirapurú (CEU) aconteceu o primeiro encontro dos representantes dos Pontos de Cultura sob a presidência da ACARTES, tendo a frente o Cineasta e Roteirista Gerardo Damasceno, onde participaram de um módulo introdutório de linguagem básica de vídeo culminando com a exibição do longa-metragem “Uma noite Americana” que tão bem explicitou o trabalho de uma produção cinematográfica.

Durante 12 meses acontecerão oficinas gratuitas e específicas para TV e Vídeo, nas áreas de Roteiro, Produção, Fotografia, Som e Edição, com a carga horária de 100 h/aula cada. As oficinas acontecerão a partir dos dias 9, 10 e 11, na sede do Pólo de Audiovisual do Ceará, localizado na Cidade Cenográfica do filme Poço da Pedra, no distrito de Gereraú. Como contrapartida, cada aluno deverá apresentar o repasse dos saberes adquiridos pelo menos para cinco pessoas, totalizando dez novos aprendizes por ponto.

O Acauã juntamente com o pontão fará o acompanhamento pedagógico destas aulas contribuindo para a elaboração dos planos de aula e propondo ainda, o plano do curso, bem como aferindo o processo de aprendizagem, que prevê a produção de oito roteiros de documentação, oito roteiros de curta de ficção onde quatro de cada modalidade serão lecionados para serem realizados.

Ao final, será implantado um núcleo de produção Audiovisual na Fundação Cultural Acauã formado exclusivamente por seus membros.
Na foto: (da esquerda para a direita) Mirna, Francisco Coutinho, Ronaldo Moizinho, Luciano Bento, Norma Paula, Cícero Gonçalo e Will Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário