quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Acauã no Roteiro da ACARTES





Teve início no último dia 16 de outubro a Oficina de Roteiro prevista no plano de atividades do Pontão de Cultura da Academia de Ciências e Artes - ACARTES, formado por oito Pontos de Cultura: Fortaleza, Itaitinga, Cascavel, Guaramiranga, Guaraciaba do Norte, Tauá e Missão Velha.

O módulo inicial Roteiro de Documentário com a carga horária de 20h/aula, aconteceu no sítio que abriga a Cidade Cenográfica, sendo ministrado pela Roteirista e Coordenadora do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes Micheline Helena e pelo também Roteirista e Diretor de Elenco da ACARTES Raimundo Cavalcante.


“Aprender a fazer, fazendo”- foi o que externou confiante Gerardo Damasceno - Presidente da ACARTES no discurso de abertura dos trabalhos, onde serão utilizados modernos recursos audiovisuais aliados ao método construtivista de Jean Piaget objetivando um “novo” modo de produzir cinema no Ceará.



Como resultado do primeiro módulo será produzido um documentário abordando o tema "Itaitinga e o Progresso" fazendo uma alusão ao trabalho realizado pelo Grupo de Teatro Acauã em 1991, onde através de uma peça teatral montada e encenada sob a carroceria de um caminhão, conscientizou a população acerca da Emancipação Política do Município de Itaitinga, no intuito de legitimá-lo como peça importante nessa página da história.


Luciano Bento - Diretor Artístico e Ator, e Eric Duarte - Ator, são os representantes do Ponto de Cultura Acauã das Artes no Curso de Roteiro que terá duração de um ano. A Acartes criou um grupo de discussão online onde os participantes poderão interagir uns com os outros e postar seus trabalhos, bem como contribuir com sugestões e críticas participando do processo de construção dos roteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário