quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Grafiteiros em Ação!


Os grafiteiros da Casa Brasil da Granja Portugal transformaram o muro da nova sede da Fundação Cultural num ateliê a céu aberto, atraindo a atenção dos moradores da Ponta da Serra que pararam para assistir um espetáculo movido tinta e muita criatividade.

Criatividade não faltou ao "Crew" que aproveitando as informações dadas pelos membros da Fundação transformaram a paisagem da pacata Rua Boa Esperança com uma verdadeira obra de arte. Além da logomarca do Projeto Acauã das Artes e das logomarcas oficiais do Projeto Cultura Viva do Ministério da Cultura, é possível vislumbrar ícones ligados aos serviços artísticos oferecidos pelo Acauã.

"Um trabalho de alta qualidade que certamente dará maior visibilidade ao Ponto de Cultura, divulgando e valorizando ainda mais nosso trabalho junto à comunidade!" - externou o Diretor Presidente - Cícero Gonçalo feliz pela parceria com a Casa Brasil.

Se você ainda não viu, vá ver! Vale a pena conferir!

O QUE É O GRAFITE?

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;
• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
• Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos.
• Tag: é assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com
http://www.brasilescola.com/artes/grafite.htm

Um comentário:

  1. Vi o muro e fiquei impressionado pela qualidade dos writter's...!!! Parabéns...!!!

    ResponderExcluir