quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"NEGO CHICO" de Nilo Uchôa é contemplado no VIII Edital Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo



O estreante roteirista Nilo Uchôa (Fundador do Grupo de Teatro Acauã e atual Secretário de Cultura e Turismo de Itaitinga) teve seu projeto audiovisual intitulado "NEGO CHICO" deferido em 2ª Colocação no VIII Edital Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura do Estado na categoria Curta-Metragem em vídeo.


O curta é uma ficção baseada em fatos reais que será gravado na Serra do Gurguri (Redenção) nos próximos meses, retratará a história de Chico, escravo de confiança do Senhor da Casa Grande que após flagrar uma traição do mesmo acaba por espancá-lo e ele para se defender assassina o patrão com uma paulada certeira na cabeça. Desesperado, Chico foge para o topo de um serrote próximo à Casa Grande, de onde vê o cortejo fúnebre do seu Senhor e não suportando o peso daquele ato enforca-se com cipó.


"Nada do que se faz na vida é perdido. Vou imortalizar a história do Nego Chico, assim como também reacender a discussão sobre os escravos que habitaram a região e que caíram no esquecimento, na poeira que o tempo traz!" - Externou Nilo comentando que sua idéia de trazer à cena a história do Nego Chico é antiga e que vê-la na telona será a realização de sonho.

Agora é esperar para conferir mais uma obra da sétima arte com talento "made in Itaitinga"!
Parabéns ao Nilo, parabéns à Itaitinga!

2 comentários:

  1. Parabéns Nilo...!!!
    Agora quem vai ficar na poeira são os que não acreditam nos grandes talentos de nossa Itaitinga.

    "O cinema é uma maravilhosa máquina do tempo: é possível apresentar aos jovens de hoje, os jovens da década de 60 que tinham um objetivo pelo qual lutar."
    (Bernardo Bertolucci)

    ResponderExcluir
  2. é verdade,temos que acreditar nos talentos que temos aqui em itaitinga.

    ResponderExcluir