segunda-feira, 24 de maio de 2010

Acauã "pousa" no Rio de Janeiro


O Grupo de Teatro Acauã terá uma representante no evento promovido pelo Centro de Teatro do Oprimido denominado "Madalena Ocupa a Lapa" que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio de 2010, na arena que será montada junto aos Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro.

Participante do Laboratório Madalena realizado pelo CTO - Rio no ano passado nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte que resultou na montagem do espetáculo “Madalenas” formado exclusivamente por mulheres e apresentando no Theatro José de Alencar e recentemente no Teatro Morro do Ouro a atriz Will Bento que interpreta o personagem "Edmilson" estará na trupe de artistas cearenses que participará do referido evento.

“Fico muito feliz com esta oportunidade que certamente será uma grande vitrine para o grupo, para trocar contatos e principalmente experiências com as “Madalenas” de outros estados e países!” – disse Will animada com os preparativos para a viagem.

O evento "Madalena Ocupa a Lapa" (na sexta-feira) com espetáculos e performances, dirigidos pela italiana Alessandra Vannucci (Prêmio Shell 2006 de Melhor Espetáculo por "A Descoberta das Américas"), com elenco composto exclusivamente por mulheres que buscam percursos de expressões estéticas e narrativas a partir do corpo feminino, e o evento "Curumim Ocupa a Lapa" (no sábado) com peças interpretadas exclusivamente por crianças e adolescentes, com foco no ECA (Estatuto dos direitos da criança e do adolescente).

Nestes dias serão apresentados ao público uma mostra estética e teatral das atividades artísticas e cidadãs que a equipe de curingas do CTO vem realizando desde 2008 em dezoito estados brasileiros mais quatro países da África (Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal) com o Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto.

Na ocasião também acontecem as mesas de debates cujos temas são "Corpo feminino como território do sagrado e do poder, da ancestralidade ao século XXI" e "Estatuto da criança e do adolescente". A classificação é livre e a entrada é franca.

O evento público é patrocinado pelo Ministério da Cultura, por intermédio do Programa Cultura Viva, com promoção da TV Globo "Teatro a gente vê por aqui", apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Sobre "MADALENA"

Contemplado com o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura e realizado no Brasil e na África pelo Centro de Teatro do Oprimido, o "Laboratório Madalena" é uma iniciativa da diretora italiana Alessandra Vannucci e integra a sua residência artística no Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto.

O projeto realizou cinco laboratórios teatrais gratuitos, três no Brasil e dois na África lusófona (Moçambique e Guiné Bissau), cada um produzindo obras de artes plásticas e espetáculos (peças de Teatro-Fórum e/ou performances) que já estão circulando localmente. Os resultados cênicos destes laboratórios chegam agora ao público.

A experiência cênica "Laboratório Madalena, teatro das oprimidas" – exclusiva para mulheres empenhadas em investigar as especificidades das opressões enfrentadas por elas e em atuar para a criação de medidas efetivas que contribuam para a superação dessas opressões e para a igualdade dos gêneros – busca percursos de expressões estéticas e narrativas a partir do corpo feminino.

Esse corpo que ao longo dos séculos permaneceu escondido, protegido e oprimido pelo corpo masculino, e hoje parece protagonizar, como objeto e sujeito, a ribalta de nossa sociedade midiática. O corpo da mulher despido, exibido, sensual, trivial, reinventado, prostituído, espremido e despedaçado nos outdoors, nas páginas das revistas, nas passarelas da moda e do samba, é o melhor veículo para venda de qualquer produto.

É no corpo feminino que se trava hoje, mais do que no masculino, o embate entre os hábitos ancestrais e a defesa dos direitos humanos fundamentais. Essa condição comporta ilusões, feridas, contradições e uma busca urgente de significados.

Sobre "CURUMIM"

Ao se buscar discutir a atuação do Teatro do Oprimido na educação e nos direitos da criança e do adolescente, demonstra-se que o uso da linguagem teatral pode possibilitar múltiplas experiências, que potencializam a criatividade, a autonomia e, por que não o desbloqueio do corpo e de seus sentidos, nas crianças e nos adolescentes.

Além do mais, o Teatro do Oprimido é uma prática de arte politizadora que abre espaço para a manifestação expressiva dos participantes, pois tendo como uma de suas prioridades a não priorização em formar atores profissionais, mas, sim, protagonistas sociais, cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, da sua dignidade e com auto-estima elevada e fortalecida.

Neste sentido, acredita-se que seu caráter popular e participativo possa propiciar um procedimento educacional relevante, proporcionando aos educandos o contato com a arte do teatro por meio de uma proposta pedagógica que conjuga teoria, prática e expressão artística.

SERVIÇO

Local: Arena do Largo da Lapa (junto aos Arcos da Lapa).
Avenida Mem de Sá s/n° - Lapa/RJ
Informações: (21) 2232-5826 e 2215-0503 e
http://www.cto.org.br/
Classificação indicativa: LIVRE
Ingressos: GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário