quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Acauã no Teatro das Oprimidas



O Grupo de Teatro Acauã terá duas representantes no Laboratório Madalena - O Teatro das Oprimidas, oficina de Teatro do Oprimido só para mulheres promovida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro através do Projeto Ponto a Ponto, que acontecerá de 11 a 15 na cidade do Crato.

Lourene Pinheiro - atriz e Diretora Financeira da FCA e Will Bento - Atriz e Monitora de Teatro Infantil, estarão compondo o time feminino que compartilharão uma experiência cênica voltada para mulheres empenhadas em investigar as especificidades das opressões enfrentadas pelas mulheres e mesmo as suas próprias alienações, e em atuar para a criação de medidas efetivas que contribuam para a superação dessas opressões e para a igualdade dos gêneros.

Acontecendo no Brasil, além de Guiné-Bissau e Moçambique, países da África lusófona, de dezembro de 2009 até abril de 2010, o Laboratório Madalena - buscará percursos de expressões estéticas e narrativas a partir do corpo feminino. Esse corpo que ao longo dos séculos permaneceu escondido, protegido e oprimido pelo corpo masculino, e hoje parece protagonizar, como objeto e sujeito, a ribalta de nossa sociedade midiática. O corpo da mulher despido, exibido, sensual, trivial, reinventado, prostituído, espremido e despedaçado nos outdoors, nas páginas das revistas, nas passarelas da moda e do samba, é o melhor veículo para venda de qualquer produto. É no corpo feminino que se trava hoje, mais do que no masculino, o embate entre os hábitos ancestrais e a defesa dos direitos humanos fundamentais. Essa condição comporta ilusões, feridas, contradições e uma busca urgente de significados.

O ponto de partida para o ‘Laboratório Madalena’ ocorreu em dezembro de 2009 com duas oficinas, sendo uma delas composta por um grupo de trabalhadoras domésticas nordestinas. A partir de janeiro de 2010, pelo menos quatro laboratórios estão confirmados para ocorrer no Ceará, Rio de Janeiro, além de Guiné-Bissau e Moçambique, países da África lusófona, quando as produções artísticas resultantes (peças, performances, esculturas, pinturas, instalações, poesias etc) circularão localmente, estimulando a discussão pública a respeito da permanência hoje de opressões e violência contra o corpo da mulher, mesmo na aparente revolução de hábitos e vivências visando à emancipação da mulher, e a busca de alternativas. Em junho, acontecerá no Rio de Janeiro a ‘Mostra Madalena’, com apresentação dessas produções artísticas, exposição fotográfica e mesas de discussão com painéis de direitos humanos e outros, sobre os resultados alcançados e desafios para o futuro. A experiência será registrada no ‘documentário Madalena’ e publicada na Revista Metaxis.

QUEM DESENVOLVE

Vencedor do ‘Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura’, com patrocínio do Ministério da Cultura/Funarte e realização do Centro de Teatro do Oprimido em parceria com a italiana Alessandra Vannucci, diretora teatral premiada no Brasil (‘A descoberta das Américas’, Melhor Espetáculo de 2006 para O Globo) e na Itália (‘Arlecchino all’inferno’, Prêmio Arlecchino d’Oro 2007), o ‘Laboratório Madalena’ integra a residência artística de Alessandra Vannucci dentro do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto¹.




As experiências cênicas do ‘Laboratório Madalena’ serão desenvolvidas por Alessandra Vannucci e Bárbara Santos. Alessandra desenvolve pesquisa sobre arte e violência contra a mulher, investigando o tema do corpo feminino neste começo de terceiro milênio, suas revoluções, mutações, expectativas, seduções, obsessões e opressões. Bárbara é socióloga e curinga² do Centro de Teatro do Oprimido, onde coordena o Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, possuindo larga experiência na formação de grupos populares no Brasil e na África, além de coordenar de programas de formação.




ONDE ACONTECERÁ




‘Laboratório Madalena’, no CEARÁ de 11 a 15 de janeiro de 2010 – SESC Crato. Rua André Cartaxo 443, Crato. Tel. (88) 3523-4444 - Ao término deste Laboratório acontecem apresentações públicas, com entrada franca, das produções artísticas resultantes (teatro, escultura, pintura, textos etc): dia 15 de janeiro no SESC Crato, dia 16 em Juazeiro e dia 17 em Fortaleza. Após as apresentações acontecerão de painéis de discussão do tema apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário